Skip to content

Organizações da Amazônia: estamos à procura de projetos na sua região para conectá-los à melhores oportunidades de crescimento

Se você está no Brasil, Colômbia ou Peru e trabalha pelas mudanças do Pulmão do Mundo, sua organização pode ser selecionada para o “ENLAZA Amazônia”, um programa que potencializa, conecta e promove o colaborativismo.

Na Amazônia está localizada a maior floresta tropical do mundo que oferece recursos ecológicos cruciais aos nove países que integram esta região e ao restante no planeta. A existência de uma biodiversidade inigualável, o fato de que seja o lar de mais de 500 povos indígenas (muitos correndo risco de extinção) e sua clara influência no clima mundial, fazem da Amazônia, seus bosques e rios um espaço estratégico para garantir nosso futuro.

Não obstante, as omissões governamentais, o desmatamento e outras atividades extrativistas põem em risco a região. Por esta razão nossa segunda convocatória do ENLAZA (a primeira foi direcionada à organizações venezuelanas), se concentrará na proteção do bioma Amazônico especificamente no Brasil, Colômbia e Peru.

O que é o Enlaza?

Trata-se de um programa criado pela Dejusticia e seus aliados para conectar organizações da sociedade civil – que tenham um projeto, ideia ou iniciativa de transformação social que precise de um impulso – como fundações, agências de cooperação, empresas, universidades e outros agentes de transformação interessados em alavancar propostas e projetos e transformá-los em realidade.

O ENLAZA é uma oportunidade de atuação para aqueles que estão interessados em conhecer, impulsionar e apoiar iniciativas que promovam os direitos humanos e a proteção de ecossistemas como os da Amazônia. O objetivo do programa é criar vínculos de colaboração que fortaleçam e tornem mais eficaz o trabalho das organizações.

Como foi o primeiro Enlaza(2019)?

No começo de 2019, em razão da crise politica, econômica e social que vive a Venezuela, um grupo de ativistas se reuniu para pensar em uma estratégia inovadora que apoiasse as organizações que defendem os direitos humanos naquele país. Desta iniciativa nasceu o ENLAZA, que naquele ano conseguiu convocar 60 organizações, das quais 15 foram selecionadas por um comitê assessor.

quele ano, 08 das 15 organizações conseguiram angariar recursos para a implementação de seus projetos. Dejusticia, como organização aliada, promoveu três colaborações: um especial jornalístico junto a ¨La Vida de Nos¨, intitulado ¨ Los confinados¨, a respeito dos efeitos do isolamento na população imigrante venezuelana. Outra ação foi a doação de material de biossegurança para equipes médicas, mães acompanhantes e pacientes do hospital infantil JM de los Ríos, em Caracas, sob responsabilidade da ¨ Prepara família¨. A terceira colaboração foi a entrega de kits menstruais para a formação de meninas em matéria de direito reprodutivo e sexual, no estado de Zulia, em aliança com a organização “Proyecto Mujeres”.

Em pesquisa realizada um ano depois, a maioria dos participantes (87%), considerou que a experiência no Enlaza Venezuela foi muito positiva.

Como será o Enlaza Amazônia 2022?

Nesta nova versão do programa selecionaremos os projetos de 15 organizações de três países da Amazônia, sendo 5 do Brasil, 5 da Colômbia e 5 do Peru. Durante um mês as organizações selecionadas receberão mentorias por parte da Dejusticia, que se centrarão em três temáticas: o papel da sociedade civil no litigio estratégico, o acesso à informação e participação ambiental e a formulação de projetos.

Posteriormente, durante a primeira semana de maio, teremos um evento presencial na cidade de Bogotá, no qual haverá plenárias com o intuito de conectar práticas, saberes e cosmovisões das comunidades locais. Nesse espaço também teremos salas paralelas para facilitar conexões entre as organizações amazônicas e colaboradores convidados (organizações e organismos com ferramentas para potencializar os projetos locais amazônicos).

 O que as organizações selecionadas podem obter com o Enlaza?

Além das mentorias personalizadas, os representantes das organizações selecionadas viajarão a Bogotá para apresentar suas propostas a um grupo de colaboradores. Podem ser apresentados um novo projeto que desejem impulsionar (programa, evento, publicação, oficina, exibição, etc); uma ideia que já esteja em andamento mas na qual se identificou a necessidade de melhorias para que funcione de forma eficaz ou para gerar mais impacto; ou também poderia ser uma solicitação de apoio institucional que demonstre que o mesmo melhorará o funcionamento geral da organização para a qual trabalhem. Os participantes deverão explicar quais recursos técnicos, físicos, financeiros, etc, necessitam para materializar suas propostas.

Os colaboradores são empresas, universidades, fundações, agências de cooperação e filantropos que poderão oferecer apoio para contribuir à implementação dos projetos selecionados. O apoio pode ser em forma de tempo de trabalho de um profissional, um estágio e intercâmbios, assessoria técnica pro bono, doações, financiamentos, entre outros recursos.

Que tipo de organização pode participar do Enlaza Amazônia?

Organizações do Brasil, Colômbia e Peru que comprovem ter trabalhado para frear a degradação ambiental e proteger os direitos dos habitantes da Amazônia, que contem com redes de colaboração com organizações locais amazônicas e que, entre seus membros, existam pessoas que demonstrem investigação/pesquisa sobre as problemáticas socioambientais da Amazônia.

Quais critérios serão levados em conta para escolher as melhores propostas?

Um comitê assessor formado por organizações e especialistas que trabalham em temas relacionados à Amazônia qualificará as propostas recebidas segundo critérios como:

. A relevância da problemática apresentada

. A relação com a proteção ambiental e a defesa dos direitos humanos

. A trajetória, as qualidades e capacidades da organização para trabalhar pela Amazônia

. A viabilidade da proposta

Como participar?

Se você faz parte de uma organização civil do Brasil, Colômbia ou Peru, conta com pelo menos um ano de funcionamento e tem um projeto ou iniciativa de transformação social em prol da Amazônia que precisa de apoio, inscreva-se no Enlaza Amazônia e nos conte do que se trata sua ideia ou projeto e o que necessita para torná-lo realidade.

Para se candidatar, preencha o seguinte formulário no qual deve apresentar informações sobre a sua organização, sua trajetória, explicar a proposta, o que necessita para realizá-la e o impacto que a mesma pode gerar.

As inscrições vão até domingo, 27 de fevereiro às 23h59min – horário oficial de Bogotá. Os resultados serão publicados em março, na página web da Dejusticia.

Caso tenha dúvidas ou precise de algum esclarecimento adicional, envie um e-mail para  [email protected]

Cronograma
Mentorias
e viagem a Bogotá: entre abril e maio de 2022


Fecha límite para aplicar:
27 de fevereiro de 2022 às 23h59 (horário oficial de Bogotá)

Powered by swapps
Scroll To Top